Polícia Militar do Estado do Espírito Santo

Principal  | Intranet | Webmail | Restrito
Vitória-ES, terça-feira, 20 de fevereiro de 2018.

Educação Ambiental

O Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) participa, apoia e executa projetos de educação ambiental voltados à formação e à informação das comunidades rurais e urbanas, bem como de docentes e discentes dos cursos de formação regular do Estado
Para atender um público com características tão amplas, o BPMA possui programas distintos que se adequam à necessidade das requisições:


Educação Ambiental Itinerante:

Projeto mais tradicional da Unidade que consiste na montagem de expositores preparados para atender a um público maior e de características mais amplas. Também realiza o atendimento de palestras com temas e públicos definidos, que normalmente não passam de duas horas de duração.
Nas exposições, o visitante fica livre para observar os equipamentos utilizados, as fotos, vídeos do trabalho executado e os animais taxidermizados. Há momentos também de interação da equipe com o público por intermédio da música, de jogos e de outras atividades lúdicas.

Para as palestras, solicitamos com antecedência a quantidade aproximada de participantes, suas características (idade, profissão, nível escolar, etc.), tempo disponível e tema proposto, com a finalidade de planejar e executar as atividades de acordo com o público alvo.








Vídeo da Equipe de Educação Ambiental em Ação Interativa


Programa Educacional de Formação de Agentes Ambientais Sustentáveis (PROEFAS)

Programa piloto da Unidade, que consiste na aplicação de aulas sistematizadas com cronograma de encontros para o público do ensino fundamental da educação formal, abordando temas pré-definidos relacionados à conscientização acerca da preservação do equilíbrio ambiental.






Cada turma é trabalhada por um semestre letivo, quando ocorrem cinco encontros com temas relacionados à sustentabilidade, que vão desde os recursos naturais, até a diminuição da produção e destinação dos resíduos sólidos.
O programa conta com cerimônia de formatura para as turmas e entrega de certificados de participação aos alunos.





Conhecer para Preservar

Projeto apoiado pelo BPMA que consiste em sensibilizar os cidadãos em conflito com a legislação ambiental quanto à necessidade de recuperar e preservar o meio ambiente através do exercício da cidadania, com ações construtivas e reparadoras, que refletem no comportamento cotidiano dos envolvidos e das pessoas a sua volta.
Atualmente a coordenação do Projeto é da ONG Instituto Kautsky, com apoio do BPMA e do Ministério Público Estadual.



Como Solicitar

O Batalhão de Polícia Militar Ambiental atende as requisições das escolas ou comunidades, por ofício, no endereço situado à Rua Dourados, s/nº, bairro Barcelona, município de Serra, junto à Sede da APA Lagoa Jacunem, CEP: 29.166-085, por meio do correio eletrônico chefep3.bpma@pm.es.gov.br, ou através do telefone 3636-1650. Após a apreciação do pedido, a equipe de educação ambiental manterá contato para finalização do agendamento.
Av. Maruípe, 2111 - São Cristovão - CEP: 29.048-463 - Vitória - ES
©2011 Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação - DTIC, direitos reservados.