Polícia Militar do Estado do Espírito Santo

Principal  | Intranet | Webmail | Restrito
Vitória-ES, segunda-feira, 23 de outubro de 2017.

Equitação Terapêutica – EQUOTERAPIA


A Equoterapia é um método terapêutico que utiliza o cavalo, as técnicas de equitação e as práticas equestres dentro de uma abordagem interdisciplinar nas áreas de equitação, saúde e educação, buscando a reabilitação e/ou o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas portadoras de deficiência.

O objetivo principal da equoterapia é proporcionar o desenvolvimento das potencialidades de cada praticante, respeitadas suas limitações, visando a auto aceitação, integração social, além de possibilitar-lhe o exercício da cidadania. Nela, o cavalo é o elemento que incentiva o praticante, oferecendo-lhe ganhos físicos e psicológicos.

A terapia psico-corporal exige participação do corpo inteiro, favorecendo o desenvolvimento da força muscular, conscientização do próprio corpo, aperfeiçoamento da coordenação e do equilíbrio, conduzindo os que dela usufruem à autonomia motora e psicológica, favorecendo enfim o desenvolvimento global da pessoa portadora de deficiência.

O tratamento equoterápico colabora na educação e formação do caráter dos seres humanos, através da prática didático pedagógica da equitação. Desenvolve ainda novas formas de comunicação, socialização, confiança em si mesmo e auto-estima. Proporciona mudanças tanto no campo neuro-motor quanto no psicológico, marcando, em alguns, o início da expressão verbal.

Os estímulos transmitidos pelo cavalo ao praticante permitem a melhoria do tônus muscular, permitindo-lhe o controle postural. Além disso, favorece a coordenação dos movimentos que é dada graças à condução do animal através de movimentos associados e coordenados de mãos, braços, cinturas pélvica e escapular e olhos.

Através do tato (contato direto com o animal, por meio de toques e carícias), o praticante estimulará sensações visuais e auditivas, além de desenvolver o olfato. O movimento oscilatório do cavalo, que é transmitido ao praticante por sua anca, seu dorso e pela aceleração e desaceleração da andadura, desenvolve no praticante a noção tridimensional do espaço.

O RPMont vem prestando sessões de equoterapia a comunidade capixaba. Este trabalho funciona na Sede do RPMont de segunda a quinta-feira, no horário de 08 às 17h, atendendo atualmente cerca de 50 (cinquenta) praticantes. Com a constante procura por este tratamento, que vem obtendo excelentes resultados, o RPMont busca parceria com entidades públicas e privadas a fim de capacitar outros profissionais com o intuito de ampliar seu Centro de Equoterapia.

Serviço:

Local: Regimento de Polícia Montada da Polícia Militar – Centro de Equoterapia
Endereço: Av. Boa Vista, s/nº, Boa Vista, Serra, ES CEP 29.161-005
Atendimento: Segunda a quinta-feira no horário de 08 às 17 horas
Av. Maruípe, 2111 - São Cristovão - CEP: 29.048-463 - Vitória - ES
©2011 Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação - DTIC, direitos reservados.