Vitória-ES, quarta-feira, 22 de outubro de 2014.

Proerd forma 871 alunos em Cariacica e Viana
15/06/2012 15:34
Clique na imagem para amplia-la. A coordenação do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD), em conjunto com o comando do 7º Batalhão da Polícia Militar e o Governo do Estado do Espírito Santo estará realizando a primeira formatura nas regiões dos aglomerados urbanos, da área, nesta terça-feira (19), às 15 horas, em Campo Grande, Cariacica.

A formatura será realizada no Clube Society Gauchão, em Cariacica. Ao todo, 871 crianças e adolescentes das escolas municipais de Viana e Cariacica - área de atuação do 7º BPM - estarão se formando nesta primeira turma. O evento, que contará com autoridades da PMES e do Governo do Estado, deve contar com público de 2 mil pessoas.

As crianças e adolescentes formados pelo Proerd em Cariacica e Viana têm entre 9 e 12 anos de idade. Dentre os formandos estão Amanda Hora Souza, de 11 anos, e Luís Felipe Santana Ferreira, 9, ambos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental do Centro Educacional Sonho Meu (CESM), de Itacibá, Cariacica.

"Aprendemos como as drogas pode destruir as vidas das pessoas e de suas famílias. As drogas só levam a destruição, ao caminho ruim. O Proerd me ensinou muitas coisas boas e espero que muitas crianças e adolescentes cresçam ainda mais com as aulas do Programa", afirma Amanda, que quer ser empresária.

Luís Felipe, que está determinado a ser desembargador de Justiça, também elogia o Proerd e hoje fala com os amigos e parentes sobre a importância de não entrar no mundo das drogas:

"O vício não leva a nada, só causa problemas, de saúde, na família, com os amigos, nas escolas ou trabalho. No início achei estranho ter aulas sobre drogas, mas depois contava as horas para chegar o momento de aprender mais e mais sobre o assunto".

A soldado Julia Ribeiro Stein, 22, lotada no 7º Batalhão, é instrutora do Proerd há quase um ano. Ao todo ela ministra aulas para cerca de 100 alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, em duas escolas de Cariacica. Luís Felipe e Amanda foram instruídos pela policial militar, que comemora os resultados do Programa Estado Presente e da Polícia Militar na prevenção do tráfico e uso de entorpecentes entre crianças e adolescentes.

"O melhor retorno para nós, instrutores, é o carinho das crianças e os adolescentes conosco. O trabalho do Governo e da PM têm sido fundamental para que muitos jovens não sigam o caminho do tráfico, do vício e da violência. Nas aulas do Proerd falamos sobre os efeitos de cada tipo de entorpecente e sobre a violência e suas diversas modalidades", ressalta a soldado Stein.

Os aglomerados urbanos (incluídos no Programa Estado Presente e pelo Proerd desde fevereiro do ano passado) atendidos nesta primeira turma são de Nova Rosa da Penha e da Grande Nova Bethânia.

Há 11 anos no Espírito Santo, o Proerd atua em 42 municípios de todas as regiões do Estado. Ao todo, 289 instituições de ensino (públicas ou particulares) recebem os 205 instrutores do programa.

De acordo do o Subtenente Washington Siqueira, coordenador pedagógico do Proerd, mais de 163 mil crianças e adolescentes capixabas foram atendidos pelo Proerd, em seus 11 anos de história.

"Somente em 2011, foram mais de 32 mil alunos do Ensino Fundamental inseridos no programa. Temos mais projetos para o segundo semestre de 2012 e para o próximo ano também", afirma o Subtenente, coordenador pedagógico do Proerd.

Assessoria de Comunicação da PMES
Tenente Coronel Marcos Antonio Souza do Nascimento