Polícia Militar do Estado do Espírito Santo

Principal  | Intranet | Webmail | Restrito
Vitória-ES, terça-feira, 21 de novembro de 2017.
Notícias

Batalhão de Nova Venécia inicia comemorações do Dia da Consciência Negra
14/11/2017 11:34
Clique na imagem para amplia-la. Na manhã desta segunda-feira (13), na sede do 2º Batalhão, em Nova Venécia, foram iniciadas as comemorações alusivas ao Dia Nacional da Consciência Negra. O evento contou com a participação de oficiais e praças da Unidade, do Grupo Afrozumba, do Grupo Oficina de Capoeira, e de membros da sociedade civil.

No auditório da Unidade, o comandante do 2º Batalhão, tenente-coronel Sebastião Aleixo Batista, fez a abertura do evento com o Hino Nacional Brasileiro. Após a fala do oficial, houve uma apresentação com o Grupo Oficina de Capoeira. Em seguida, os integrantes do Afrozumba, sob o comando do percussionista Robinho José Maria Ferreira, fizeram uma apresentação contagiante, cantando e tocando musicas afro-brasileiras.

Por volta das 10h 30min, foi realizada uma palestra com a temática “Educação contra o preconceito: Conscientização Socioracial”, ministrada pela antropóloga e pós-doutora Sônia Missagia Mattos, professora da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Para a antropóloga, o dia 20 de novembro não marca apenas a morte do líder do quilombo dos Palmares, o Zumbi. “Nessa data, não devemos nos lembrar somente dele, mas de todos os negros que sofreram e ainda sofrem com a ignorância do racismo todos os dias”, destacou.

Em outra palestra, foi abordado o tema "Questão Racial e Políticas Públicas: Uma Retrospectiva Histórica”, ministrada pela Professora Cirléia S. Oliviera, psicopedagoga e especialista em educação étnico-racial. Para Cirléia, a temática propõe discutir as principais políticas públicas ao longo da história, numa perspectiva de compreender o fenômeno social denominado racismo, e a partir das reflexões suscitadas no grupo, discutir possibilidades de enfrentamento.

Segundo o tenente-coronel Aleixo, a semana será de comemorações e, principalmente, de reflexão histórica sobre a intolerância racial e os reflexos históricos na sociedade.

As atividades se encerram na sexta-feira (17), com a 7ª Caminhada da Consciência Negra. Para a caminhada, os participantes se concentrarão na sede do 2º BPM e se deslocarão até a Avenida Mateus Toscono, de onde vão seguir até a Praça do Granito para o encerramento das comemorações.


Dia da consciência negra

O Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado, no Brasil, em 20 de novembro. Foi criado em 2003 e instituído em âmbito nacional mediante a lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011.

A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de "Zumbi dos Palmares", em 1695. Sendo assim, o Dia da Consciência Negra procura remeter à resistência do negro contra a escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte de africanos para o solo brasileiro (1549).



Informações à Imprensa:
Diretor de Comunicação Social PMES
TENENTE CORONEL MARCELO CORREA MUNIZ
Tel. 27 - 3636-8715 / 3636-8717
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br

Subseção de Jornalismo PMES:
1º TENENTE ANTHONY MORAES COSTA
Tels. (27) 99625 1106 / 98823 8857
Av. Maruípe, 2111 - São Cristovão - CEP: 29.048-463 - Vitória - ES
©2011 Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação - DTIC, direitos reservados.