Governo do Estado do Espírito Santo
03/07/2020 16h51 - Atualizado em 03/07/2020 17h43

Comandante-geral realiza visita técnica ao CPO Serrano

O comandante-geral da PMES, coronel Douglas Caus, realizou na tarde de ontem (02) a última visita técnica feita aos Comandos de Polícia Ostensiva. Nessa ocasião, o CPO visitado foi o Serrano. O coronel Douglas foi recebido pelo comandante do CPO Serrano, coronel Muniz, por sua equipe de trabalho, e também pelos comandantes e oficiais das Unidades Operacionais a ele subordinadas.

O encontro teve início com a entrega, ao comandante-geral, da 1ª edição do informativo “Segurança nas Montanhas”. Essa primeira edição teve um exemplar impresso, especialmente para ser entregue ao coronel Douglas Caus. O boletim será mensal e disponibilizado em plataformas digitais. Dedica-se a prestar informações, dicas, resultados operacionais, além de trazer algumas datas comemorativas e um concurso de fotos.

Na sequência, o comandante-geral também recebeu das mãos do coronel Muniz um relatório parcial dos trabalhos desenvolvidos na Operação Colheita. Tal operação é uma demanda da região, por suas particularidades, a qual recebe grande dedicação por parte da PMES.

Iniciando a reunião de trabalho, o coronel Muniz citou Francis Bacon com a frase: “O homem deve criar as oportunidades e não somente encontrá-las”, para falar sobre a importância dos esforços da PMES dedicados a região.

O coronel Muniz apresentou as principais características dos municípios que compõem o CPO Serrano, como turismo, gastronomia, clima e cultura. Fatores que influenciam diretamente no planejamento da segurança pública. Também pontuou os indicadores de criminalidade registrados e as ações desenvolvidas pela PMES nos municípios de abrangência do CPO Serrano, entre elas as barreiras sanitárias, cerco tático, patrulha rural, visita tranquilizadora, entre outras. Além disso, exibiu o mapa de efetivo e apontou as oportunidades e projetos desenvolvidos.

Em seguida abriu espaço para que cada comandante das Unidades Operacionais do CPO Serrano fizesse uma explanação sobre os trabalhos em suas localidades.

Após ouvir atentamente a apresentação e para finalizar a reunião, o comandante-geral agradeceu a participação de todos.

“Minha proposta foi conhecer todos os CPO’s, finalizando aqui. Saibam que aprendi muito com suas particularidades, conhecendo elas de perto. Essas visitas são importantíssimas. Contribuem para que eu tenha menos chances de errar em meu planejamento”, destacou.

O Comando de Polícia Ostensiva Serrano

Sediado no município de Venda Nova do Imigrante, o CPO Serrano é comandado pelo coronel Muniz e tem como circunscrição os municípios de Afonso Cláudio, Brejetuba, Conceição do Castelo, Domingos Martins, Ibatiba, Ibitirama, Irupi, Itaguaçu, Itarana, Iúna, Laranja da Terra, Marechal Floriano, Muniz Freire, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, São Roque do Canaã, Santa Teresa e Venda Nova do Imigrante.

As Unidades Operacionais subordinadas ao CPO Serrano são o 14º Batalhão e as 2ª, 6ª e 8ª Companhias Independentes.

O 14º Batalhão atualmente é comandando pelo tenente-coronel Santiago. A 2ª Companhia Independente tem como comandante a major Félix. O comandante da 6ª Companhia Independente é o major Edinei. Já a 8ª Companhia Independente tem hoje como seu comandante o major Cabral.

Informações à Imprensa:

Diretoria de Comunicação Social PMES:
CORONEL DALTRO ANTONIO FERRARI JUNIOR
Tel. (27) - 3636-8717 / 3636-8718
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br

Subseção de Jornalismo PMES:
1º TENENTE ANTHONY MORAES COSTA
Tels. (27) 99625-1106 / 98823-8857
E-mail: jornalismo.dcs@pm.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard