Governo do Estado do Espírito Santo

Tiro Defensivo na Preservação da Vida (TDPV) – Método Giraldi

O Tiro Defensivo na Preservação da Vida (TDPV) – Método Giraldi foi desenvolvido pelo Cel PMESP RR Nilson Giraldi e é adotado pela Polícia Militar do Espírito Santo desde 2002.

Trata-se de uma doutrina cuja finalidade é treinar o policial militar a realizar procedimentos com técnica, tática, psicologia, profissionalismo e a utilizar a arma de fogo dentro dos limites da lei e com o objetivo de preservar vidas, tanto do policial quanto dos cidadãos.

O TDPV – Método Giraldi encontra-se regulamentado pela Portaria do Comando Geral da PMES nº 324-R, de 10/10/2002, que o instituiu como treinamento padrão a ser aplicado a todos os militares estaduais. Desde então, o efetivo da PMES foi qualificado com essa doutrina de treinamento através do Curso Básico do TDPV - Método Giraldi, que possui carga horária de 30 (trinta) horas-aula, e tornou-se obrigatório para todos os cursos de formação, habilitação e aperfeiçoamento.

Em 2007, com o objetivo de requalificar os policiais que já realizaram o Curso Básico do TDPV – Método Giraldi, foi instituído na PMES, através da Portaria do Comando Geral da PMES nº 453-R, de 25/10/2007, o Teste de Avaliação de Tiro (TAT) como instrumento de formação continuada. A partir daí, os policiais militares passaram a receber periodicamente uma instrução com carga horária de 10 (dez) horas-aula, voltada à revisão dos princípios e dos procedimentos do TDPV – Método Giraldi.

  

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard