Governo do Estado do Espírito Santo

Diretoria de Direitos Humanos e Polícia Comunitária

Diretor: Coronel Cristian Félix Tomé

Histórico:

A Diretoria de Direitos Humanos e Polícia Comunitária foi criada pelo Decreto Nº 3032 de 19/06/12, que dispõe sobre a Organização Básica da PMES, publicado em BGPM Nº 024 de 21/06/12.

A simples existência da Diretoria traduz a importância que a Polícia militar do Espírito Santo dá a forma comunitária de dirigir os esforços da força pública, ou seja, priorizando o que mais afeta ao cidadão comum e a maioria democrática e não aos interesses econômicos e políticos.

Também importa, amparado pelo conhecimento técnico, utilizar o conhecimento de fato daqueles que são afetados pela violência, criminalidade e insegurança para dosar, direcionar, aquilatar e avaliar as alternativas do policiamento, de acordo com a percepção da comunidade envolvida.

O respeito aos Direitos Humanos tem um papel e atenção especial quando lhe dá o status de relevância e prioridade, quando denomina um órgão direcional da PMES, fica claro que a despeito do senso comum, das cobranças por respostas rápidas mesmo que atabalhoadas, a Polícia Militar do Espírito Santo e seus integrantes reafirmam o objetivo de pautar todos os esforços para controle da criminalidade e segurança do cidadão, na observância da lei, das boas práticas policiais e do respeito aos direitos humanos dos cidadãos de uma forma geral.

Dentre os programas e ações coordenadas pela Diretoria e que visam questões graves e que necessitam atenção especial da PMES, está O PROERD - Programa Educacional de Resistência às Drogas está vinculado diretamente a Diretoria de Direitos Humanos e Polícia Comunitária. O PROERD - Programa Educacional de Resistência às Drogas é voltado para alunos do Ensino Fundamental, do 5º ano, com idades entre 9 e 12 anos e do 7° ano, com idades entre 12 e 16 anos. Crianças e adolescentes participam de aulas lúdicas e técnicas educacionais, ministradas nas escolas por instrutores militares, a fim de que aprendam a resistir às pressões e dizer não às drogas e à violência.



Endereço: Av. Maruípe, , 2111
Bairro: São Cristovão
CEP: 29.048-463
Cidade: Vitória
Telefone: (27) 3636-8800
Email: secretaria.ddhpc@pm.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard