Governo do Estado do Espírito Santo

Batalhão de Missões Especiais- BME

Comandante: Tenente-Coronel MARCELO TAVARES DE SOUZA 



Histórico:

O Batalhão de Missões Especiais (BME) tem como data de criação o dia 03 de setembro de 1986, tendo recebido outras denominações ao longo do tempo, sendo reestruturado como BME pelo decreto nº 4970-R de 27 de setembro de 2021.

A Unidade está sediada no bairro Jardim América, município de Cariacica, e possui três Companhias, divididas em Operações de Choque, Operações Táticas Motorizadas e Operações Especiais, e está subordinada diretamente ao Comando de Polícia Ostensiva Especializado da PMES.

O BME é um grupo de elite da Polícia Militar do Estado do Espírito Santo que adota táticas e técnicas especiais em situações que exigem atuação especializada em ocorrências de natureza especial, como em ações de Controle de Distúrbios Civis, ocorrências com Artefatos Explosivos e em ocorrências de Alta Complexidade Envolvendo Reféns Localizados.

O Batalhão de Missões Especiais possui atualmente um efetivo de 200 policiais e é considerado como último recurso da PMES, traduzindo-se em uma Unidade cuja formação doutrinária tem características baseadas na técnica apurada, treinamento constante, lealdade e no comprometimento com o dever.

Os militares que atuam no BME são especializados em ocorrências com artefatos explosivos, agentes químicos, operações e resgate em altura, operações aquáticas, operações em estabelecimento prisional, invasões táticas, controle de distúrbios civis, gerenciamento de crises, negociação de reféns localizados e tiro de precisão.



Endereço: Rua Bogotá , s/nº
Bairro: Jardim América
CEP: 29.140-110
Cidade: Cariacica
Telefone: (27) 3354-5156
Email: chefeplanejamento.bme@pm.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard