01/11/2019 10h55 - Atualizado em 01/11/2019 11h09

Polícia Militar realiza formatura de 63 alunos do Proerd no município de Apiacá

A 15ª Companhia independente da Polícia Militar do Espírito Santo realizou, na noite desta quinta-feira (31), no Auditório Gabriel da Silveira da escola Municipal Maria de Lourdes Alves, localizada no município de Apiacá, a formatura de 63 alunos do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd).

Após apresentar o Proerd para a diretora da escola, Léia Eid Imad Roza, e para as professoras do 5º ano do Ensino Fundamental, Inez Virgínia dos Santos Alves e Fabíola Lazarini Pimentel, o instrutor, 1° sargento Moisés de Paula da Silva, iniciou a aplicação do programa para 63 discentes do 5º ano do ensino fundamental.

Estiveram presentes na formatura o subcomandante da 15ª Companhia Independente, capitão Igor Barcellos Rody, o prefeito, Fabrício Gomes Thebaldi, o secretário Municipal de Educação, Salatiel Elias de Oliveira, o presidente da Câmara de Vereadores, Cláudio Luiz Moreira Chierici, entre outras autoridades.

Ao longo de quase quatro meses de curso, as crianças aprenderam não somente a dizer ‘NÃO’ às drogas, mas também bons valores do convívio social. Agora servirão como multiplicadores dos ideais do Proerd.

Como parte das atividades em sala de aula, os alunos da escola Maria de Lourdes Alves elaboraram uma redação sobre o tema: “Proerd”. Dentre todas as redações foi selecionada uma redação, escrita pelo aluno Otávio da Silva Ribeiro, conforme transcrição abaixo:

“O Proerd é um programa que ensina as crianças a fazerem escolhas boas, pois boas escolhas terão boas consequências e assim seremos bons cidadãos.

Com o Proerd fomos aconselhados a fazermos escolhas certas ficando longe das drogas, sendo educados, respeitosos e praticando empatia, porque a vida deve ser assim: o que não queremos para nós não devemos querer para o outro. Por isso, tenho orgulho de ter passado por essa experiência maravilhosa que foi participar do Proerd.

Graças a esse programa o mundo pode mudar para melhor, para todos nós. Hoje só tenho a agradecer por tudo que nos ensinou. Mesmo que eu perca a memória jamais esquecerei os ensinamentos que recebi.

Por tudo isso é possível afirmar que o Proerd está treinando as crianças para que não tenhamos que remendar os adultos.

Eu tenho 10 anos, sou aluno do 5º ano do ensino fundamental da escola municipal Maria de Lourdes Alves e meu nome é Otávio da Silva Ribeiro”.

O Proerd tem como principal objetivo prevenir e reduzir o uso indevido de drogas entre crianças e adolescentes, bem como ajudar os estudantes a reconhecerem os malefícios do uso dessas substâncias, resistirem às pressões e à influência para usá-las. Além de estabelecer uma relação de confiança entre Policia Militar e o estudante.

O sargento Moisés ressaltou que a prevenção primária ao uso abusivo de drogas é indubitavelmente positiva do ponto de vista da eficácia e perenidade de seus resultados. Além de que algumas pesquisas revelam que o gasto com prevenção é 10 vezes menor que o custo com o tratamento do dependente do uso abusivo de drogas.

CORONEL CARLOS NEY DE SOUZA PIMENTA